Anador

Para que serve?

Anador® é um medicamento à base de dipirona, utilizado no tratamento da dor e febre.
São 3 apresentações: 500 mg de dipirona em embalagens com 24 e 4 comprimidos e em gotas (500 mg/mL).

Quem pode usar e como tomar?

Comprimidos
500 mg

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia.
Tomar os comprimidos com líquido (aproximadamente ½ a 1 copo), por via oral.
Este medicamento não deve ser mastigado.

Gotas
500 mg/mL

Adultos, adolescentes e crianças: 20 a 40 gotas em administração única ou até o máximo de 40 gotas, 4 vezes ao dia. Por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou do cirurgião-dentista.

Como os componentes ativos vão me ajudar?

Anador® é composto por dipirona, um medicamento indicado como analgésico (utilizado para alívio da dor) e antitérmico (para controle da febre).

Contraindicações

Anador® não deve ser utilizado caso você tenha:

  • Alergia ou intolerância à dipirona, a qualquer um dos componentes da formulação ou a outras pirazolonas ou a pirazolidinas (ex.: fenazona, propifenazona, isopropilaminofenazona, fenilbutazona, oxifembutazona) incluindo, por exemplo, experiência prévia de agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de glóbulos brancos do sangue) com uma dessas substâncias;
  • Função da medula óssea prejudicada (ex.: após tratamento citostático) ou doenças do sistema hematopoiético (responsável pela produção das células sanguíneas);
  • Desenvolvido broncoespasmo (contração dos brônquios, levando a chiado no peito) ou outras reações anafilactoides, como urticária (erupção na pele que causa coceira), rinite (irritação e inflamação da mucosa do nariz), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas) depois do uso de medicamentos para dor (ex.: salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno);
  • Porfiria hepática aguda intermitente (doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas) pelo risco de indução de crises de porfiria;
  • Deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD), pelo risco de hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode levar à anemia). Este medicamento é contraindicado para menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Composição e mecanismo de ação

Comprimidos

Cada comprimido contém 500 mg de dipirona monoidratada.

Gotas

Cada mL contém 500 mg de dipirona monoidratada.
Cada 1 mL de Anador® Gotas equivale a 20 gotas, e 1 gota equivale a 25 mg de dipirona monoidratada.

Tempo médio de início de ação:

30 a 60 minutos após a administração e geralmente dura aproximadamente 4 horas.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Interrompa o tratamento imediatamente e procure seu médico se ocorrerem alguns dos seguintes sinais ou sintomas:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor de garganta;
  • Lesão na boca;
  • Mal-estar geral;
  • Infecção;
  • Febre persistente;
  • Manchas roxas;
  • Sangramento;
  • Palidez.

Para as doses recomendadas, nenhum efeito adverso na habilidade de se concentrar e reagir é conhecido. Entretanto, com doses elevadas, deve-se levar em consideração que as habilidades para se concentrar e reagir podem estar prejudicadas, constituindo risco ao dirigir veículos e operar máquinas, por exemplo, especialmente quando álcool foi consumido.

Se você tem alguma alergia, informe seu médico e use Anador® somente sob orientação.

Em pacientes com insuficiência nos rins ou no fígado, recomenda-se que o uso de altas doses de dipirona seja evitado, pois a taxa de eliminação é reduzida nesses pacientes. Porém, para tratamento em curto prazo não é necessária redução da dose.

Em pacientes idosos e pacientes debilitados, deve-se considerar a possibilidade das funções do fígado e dos rins estarem prejudicadas.

Não é recomendado utilizar Anador® durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico. Anador® não deve ser utilizado durante os 3 últimos meses da gravidez.

A amamentação deve ser evitada durante e por até 48 horas após o uso de Anador®. A dipirona é eliminada no leite materno.

Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona. Para saber mais, consulte a bula.

Perguntas Frequentes

O que contém em Anador®?

Comprimidos: estearato de magnésio, macrogol 4000.

Gotas: edetato dissódico di-hidratado, ácido ascórbico, sacarina sódica di-hidratada, essência meio a meio, metabissulfito de sódio, sorbitol, corante amarelo de quinolina D&C nº 10, hidróxido de sódio, água purificada.

Dipirona e Anador® são a mesma coisa?

Sim. A dipirona é o nome do princípio ativo do medicamento e Anador® é o nome comercial. Outras empresas fabricam a dipirona e utilizam outros nomes comerciais ou, no caso de ser um medicamento genérico, utiliza-se o nome do princípio ativo.

O que é Dipirona?

A dipirona monoidratada é o ativo, responsável pelo efeito terapêutico, nesse caso, indicado como analgésico (para dor) e antitérmico (para febre).¹

Em quanto tempo Anador® faz efeito?

Os efeitos analgésicos e antitérmicos podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram aproximadamente 4 horas.¹

Quais são os efeitos colaterais?

Além das manifestações da pele e mucosas e de reações anafiláticas/anafilactoides (reação alérgica grave e imediata que pode levar à morte), podem ocorrer ocasionalmente erupções medicamentosas fixas (reação de hipersensibilidade tardia a medicamentos) e raramente rash cutâneo (erupções na pele). Deve-se interromper imediatamente o uso de medicamentos suspeitos.

Reações hipotensivas (quedas de pressão) isoladas podem ocorrer ocasionalmente após a administração; em casos raros, essas reações apresentam-se sob a forma de queda crítica da pressão sanguínea.

Uma coloração avermelhada pode ser observada algumas vezes na urina.

Foram reportados casos de sangramento gastrointestinal.

Pare de usar Anador® e imediatamente contate um médico se você vivenciar alguns dos sintomas abaixo:
• Náusea ou vômito;
• Febre;
• Sensação de cansaço;
• Perda de apetite;
• Urina de cor escura; 
• Fezes de cor clara;
• Aparecimento de cor amarelada na pele ou na parte branca dos olhos;
• Coceira;
• Erupção na pele ou dor na parte superior do estômago. 

Esses sintomas podem ser sinais de lesão hepática (do fígado).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Para saber mais, consulte a bula. 

Anador® pode fazer mal para o fígado?

Anador® não deve ser tomado se você já tomou algum medicamento contendo dipirona e teve problemas de fígado. Se você não tiver certeza, converse com seu médico. Em pacientes com insuficiência renal ou hepática, recomenda-se que o uso de altas doses de dipirona seja evitado, uma vez que a taxa de eliminação é reduzida nessas pessoas. O mesmo cuidado se aplica a pacientes idosos, pois deve-se considerar a possibilidade de as funções do fígado e dos rins estarem prejudicadas.¹ Caso tenha dúvidas para alguma situação específica, procure orientação médica.

Anador® é anti-inflamatório?

Este medicamento é indicado como analgésico (medicamento para dor) e antitérmico (medicamento para febre). Apesar de pertencer à classe dos anti-inflamatórios não esteroides, é uma droga de fraca ação anti-inflamatória.²

Posso tomar Anador® durante a gravidez?

Recomenda-se não utilizar dipirona durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso de dipirona durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico. A dipirona não deve ser utilizada durante os 3 últimos meses da gravidez.¹

Anador® pode causar sonolência?

Em doses adequadas, não. No entanto, em situações de superdose aguda (usar o medicamento em uma quantidade maior do que a indicada), foram registrados casos de sintomas no sistema nervoso central, como a sonolência.¹

A partir de que idade bebês podem tomar Anador®?

Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona. Anador® em comprimidos não é recomendado para menores de 15 anos. Anador® em gotas é para uso adulto e pediátrico acima de 3 meses.¹

Posso tomar Anador® amamentando?

A amamentação deve ser evitada durante e por até 48 horas após o uso de Anador®, pois a dipirona é eliminada no leite materno.¹

Posso tomar Anador® para dor de dente?

Sim. Por se tratar de um analgésico, Anador® causa alívio da dor, inclusive da dor de dente

Anador® serve para dor de garganta?

Anador® é um medicamento indicado como analgésico, ou seja, alivia a dor, portanto, serve para dor de garganta. Porém, funciona para alívio sintomático, não tendo nenhum efeito sobre a causa da doença. Se os sintomas persistirem, busque avaliação médica.

Anador® é recomendado para dores musculares?

Assim como outros medicamentos analgésicos (que diminuem ou interrompem as vias de transmissão da dor), a dipirona pode ser utilizada para dores musculares. Se os sintomas persistirem, busque avaliação médica.

Anador® auxilia em cólicas pré-menstruais e menstruais?

Sim, por se tratar de um analgésico. Entretanto, existem medicamentos mais específicos para essas condições, que agem de forma diferenciada da dipirona sobre os processos que desencadeiam as cólicas menstruais.

Hipertenso pode tomar Anador®?

Reações hipotensivas isoladas podem ocorrer ocasionalmente após a administração; em casos raros, essas reações apresentam-se sob a forma de queda crítica da pressão sanguínea.¹

A dipirona interfere na eficácia do anticoncepcional?

Não, a dipirona não interfere na eficácia no anticoncepcional.¹

Anador® alivia os sintomas da gripe e resfriados?

Anador® alivia os sintomas dolorosos e febris das gripes e resfriados, mas não tem ação descongestionante nem atua sobre os agentes causadores dessas viroses.

Anador® pode ser usado no tratamento de hemorroidas?

Anador® pode ser utilizado para alívio dos sintomas dolorosos de muitas condições de saúde, o que inclui hemorroidas, mas deve-se procurar orientação médica para tratamento específico dessa condição.

Anador®/dipirona abaixa a pressão?

Sim, embora os casos sejam raros, podem ocorrer reações como queda da pressão sanguínea. Para os pacientes que a diminuição da pressão sanguínea deve ser evitada, é necessário fazer o adequado acompanhamento médico.1

De quantas em quantas horas devo tomar Anador®?

Anador® é um medicamento para tratar sintomas de dor e febre, devendo ser tomado de acordo com a necessidade de melhorar esses sintomas. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida, respeitando-se a posologia e a dose máxima diária, conforme a bula. O intervalo entre as administrações deve ser de no mínimo 6 horas (4 vezes ao dia).1

Anador® é abortivo?

Não existem evidências de que o medicamento seja prejudicial ao feto. Entretanto, não existem dados clínicos suficientes sobre o uso de Anador® durante a gravidez. Dessa forma, recomenda-se não utilizar Anador® durante os primeiros 3 meses bem como nos 3 últimos meses da gravidez. O uso de Anador® durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação médica.

Quantas gotas de dipirona devo tomar?

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 20 a 40 gotas em administração única ou até o máximo de 40 gotas 4 vezes ao dia.1
As crianças devem receber Anador® conforme seu peso, seguindo a orientação do esquema em bula. Menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona.1

 

 

Referências: 1. Bula Anador®. 2. Knappmann AL, Melo EB. Qualidade de medicamentos isentos de prescrição: um estudo com marcas de dipirona comercializadas em uma drogaria de Cascavel (PR, Brasil). Ciênc. saúde coletiva 2010; 15(3):3467-3476. 

MAT-BR-2200404. - Fevereiro/2022