Orientações sobre os diferentes sistemas de segurança (capa protetora) para a agulha nas seringas de Clexane® (Enoxaparina Sódica)

São Paulo, 15 de dezembro de 2021 — Em acordo com a ANVISA, a Sanofi, comprometida com a segurança dos pacientes e profissionais de saúde, gostaria de informar sobre os diferentes sistemas de segurança disponíveis para as seringas de Clexane® que serão comercializados pela companhia a partir de Janeiro/2022 e que diferem entre si quanto ao método de acionamento da capa protetora da agulha, conforme explicado abaixo:

  • Atualmente a Sanofi comercializa somente seringas com um sistema de segurança (capa protetora) para a agulha da seringa de Clexane® com o nome ERIS.
    • 
    No sistema ERIS, a capa protetora para a agulha é automaticamente ativada ao final da aplicação.
  • A partir de 2022, a Sanofi comercializará as seringas de Clexane® com mais um tipo de sistema de segurança (capa protetora) para a agulha com o nome PREVENTIS.
    • No novo sistema PREVENTIS, a capa protetora para a agulha é ativada de forma diferente: após a aplicação e retirada da seringa do local de aplicação, o usuário precisa afastar o Clexane® de si e empurrar firmemente o êmbolo até ouvir um clique para ativar a capa protetora para a agulha. 
  •  Ambas as seringas, com os sistemas de segurança Eris e Preventis, serão comercializadas no Brasil.

Sendo assim, para evitar qualquer acidente de punção, como perfuração acidental na manipulação das diferentes seringas, é importante identificar qual seringa (com sistema ERIS ou PREVENTIS) de Clexane® será aplicada tanto pelo profissional de saúde quanto pelo paciente.

O medicamento Clexane® é o mesmo em ambas as seringas com sistema de segurança ERIS e PREVENTIS, apesar de haver na parte externa algumas diferenças entre as seringas nas cores do êmbolo, de acordo com a concentração, e até mesmo na aparência externa da seringa. As cores do êmbolo e respectivas concentrações estão especificadas na tabela abaixo: